28/09/2015
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lançou em todo o país no início de 2015 o programa Desafio SENAI de Projetos Integradores. Uma iniciativa voltada para o incentivo e o fomento de projetos inovadores, a serem criados por alunos de cursos técnicos ministrados pela instituição.
Os projetos a serem desenvolvidos deveriam dar solução a um dos quatro desafios propostos, tais como: otimização do uso da água, melhoria da mobilidade urbana, agregação de valor aos resíduos industriais, e ampliação do uso de energia renovável.
Cada equipe, composta por até quatro alunos, escolheu um desafio para o desenvolvimento do projeto. A competição foi dividida em duas partes. Na etapa estadual, uma bancada avaliadora formada por professores de universidades e institutos educacionais, empresários e docentes do SENAI, escolheu o melhor projeto de cada desafio para participar da competição a nível nacional. Já na etapa nacional, foi escolhido o melhor projeto por desafio do Brasil.
E o estado de Sergipe conquistou uma colocação de destaque. Entre várias equipes, os alunos Elen de Oliveira, Lilian de Oliveira, Lucas Dantas e Viviane Santos, ficaram em terceiro lugar do ranking de 23 estados/projetos, com o Projeto BIOENERGY no desafio de energia renovável. O projeto partiu de uma ideia de gerar energia a partir do resíduo (Iodo) de um Curtume, em São Domingos, próximo a Campo do Brito, onde fizeram uma visita técnica e conheceram todo o processo industrial.
A partir da visita, os componentes da equipe desenvolveram o biodigestor (projeto virtual - fundamentado pelas pesquisas) descrevendo como seria a geração dessa energia com a finalidade de alimentar a própria fábrica. O Iodo atualmente é descartado em aterros, gerando um grande impacto ambiental. Como ele é rico em gás inflamável, pode ser utilizado para fazer um biodigestor e gerar energia a partir da queima.
O Desafio SENAI de Projetos Integradores contou com 13 ideias, 12 docentes orientadores e um total de 52 alunos de seis cursos técnicos diferentes. Durante o desenvolvimento das ideias, foi possível notar a interação entre as diferentes áreas técnicas, a facilidade de relacionar a teoria e a prática, além da integração entre os setores como coordenação, área pedagógica, gestores e docentes.